shell-1024x681

Anúncios de empresas poluentes são proibidos em várias cidades pelo mundo

Cidades ao redor do mundo estão avançando com políticas climáticas ambiciosas, mesmo diante da fragmentação da colaboração global sobre a crise climática.

Um exemplo notável são as proibições de publicidade para produtos e empresas altamente poluentes, como combustíveis fósseis, companhias aéreas, SUVs e viagens de luxo, como mostra um artigo publicado no The Conversation.

No Reino Unido, cidades como Edimburgo e Sheffield implementaram essas proibições, removendo anúncios de outdoors de empresas como Shell e BP, além de companhias aéreas e veículos movidos a combustíveis fósseis.

Leia mais

O objetivo é alinhar as políticas locais com metas climáticas, reduzindo a promoção de produtos que contribuem para o aquecimento global. O mesmo movimento pode ser observado em cidades como Haia, Estocolmo, Gotemburgo, Montreal e Toronto, com propostas semelhantes surgindo em outras localidades.

Anúncios de empresas de combustíveis fósseis, como a Shell, vem sendo removidos em várias cidades – Imagem: Magda Wygralak/Shutterstock

Diminuir publicidade já se mostrou eficaz no passado

  • A ideia por trás dessas proibições é reduzir o consumo desses bens e serviços, ajudando a mitigar as emissões associadas a eles.
  • O precedente de proibição de publicidade de tabaco, por exemplo, mostrou resultados positivos na redução do consumo e no impacto na saúde pública.
  • Um estudo recente também destacou que a propaganda de alto carbono, como a de companhias aéreas, impulsiona a demanda por serviços de alto impacto ambiental, como voos frequentes, exacerbando a crise climática.

Em resposta, mais de 1.000 cidades têm metas de emissões líquidas zero, e muitas se uniram ao Tratado de Não Proliferação de Combustíveis Fósseis.

A proibição de publicidade pode ser uma ferramenta crucial para alcançar essas metas. O IPCC estima que estratégias do lado da demanda, como a redução do consumo de bens intensivos em emissões, poderiam cortar até 70% das emissões até 2050.

Com o aumento da popularidade de SUVs e outros produtos de alto carbono, espera-se que mais governos adotem restrições à publicidade de produtos prejudiciais ao meio ambiente.

À medida que os desastres climáticos se intensificam, as cidades enfrentam a pressão de escolher entre promover empresas que estão agravando a crise climática ou tomar medidas mais drásticas para proteger o futuro.

Diante de uma crise climática que vem se agravando, mais medidas para mitigar os riscos vão sendo criadas – Imagem: Lane V. Erickson/Shutterstock

O post Anúncios de empresas poluentes são proibidos em várias cidades pelo mundo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *