As luzes do sul da Terra ganharam um novo ângulo nas imagens divulgadas pelo astronauta Don Pettit, da NASA. Do alto da Estação Espacial Internacional (ISS), Pettit capturou dois registros impressionantes das auroras austrais, fenômeno natural que colore o céu com tons vibrantes de verde.
Os vídeos foram publicados nas redes sociais do astronauta nos dias 4 e 5 de abril. No primeiro, é possível ver as auroras dançando sobre as águas geladas entre a Austrália e a Antártica, enquanto a ISS cruzava a região.
Aurora seen today from @Space_Station while orbit was passing between Australia and Antartrica; photographer @astro_jannicke now on the private FRAM2 space mission will be having an even better view in their polar orbit. pic.twitter.com/8IIiWBDtu8
— Don Pettit (@astro_Pettit) April 4, 2025
No segundo registro, Pettit mostra o que descreveu como uma “turbulência vaporosa verde”, mas sem identificar o local exato na superfície terrestre.
Green vaporous turbulence; tonight’s show of aurora from @Space_Station pic.twitter.com/ZX0dINFhLa
— Don Pettit (@astro_Pettit) April 5, 2025
Registros do de Don Pettit do espaço
Don Pettit, de 69 anos, é atualmente o astronauta ativo mais velho da agência espacial americana. Reconhecido entre os entusiastas do espaço por seu trabalho com fotografia e experimentos fora da Terra, ele mantém uma presença constante nas redes sociais, onde compartilha descobertas e curiosidades com o público.
Em outubro do ano passado, Pettit usou corante alimentício para simular um planeta gasoso dentro de uma pequena esfera de água, criando faixas que lembram as de Júpiter. Já em novembro, ele fotografou o rastro atmosférico deixado pelo sexto voo de teste do megafoguete Starship da SpaceX.
Leia mais:
- Março é o mês da aurora boreal – e a ciência explica o motivo
- Aurora e anti-aurora: qual a diferença entre ambos os fenômenos?
- Aurora boreal laranja? Veja qual cor realmente você vê no fenômeno
Experiência a bordo da ISS
Esta é a quarta missão de Don Pettit na Estação Espacial Internacional. Ele já havia vivido longas temporadas a bordo do laboratório orbital entre 2002 e 2003, e novamente de 2011 a 2012. Também participou de uma missão de duas semanas em 2008.
Atualmente, Pettit está na ISS desde setembro, quando chegou à estação ao lado dos cosmonautas russos Aleksey Ovchinin e Ivan Vagner, a bordo de uma nave Soyuz. A equipe deve retornar à Terra ainda neste mês.
A aurora austral e a aurora boreal são fenômenos semelhantes, causados pela interação de partículas solares com o campo magnético da Terra, mas ocorrem em regiões opostas do planeta. A aurora boreal acontece no hemisfério norte, geralmente visível em países como Noruega, Canadá e Rússia, enquanto a aurora austral ocorre no hemisfério sul, sendo observada em áreas próximas à Antártica, como o sul da Argentina, Chile e Austrália. Ambas apresentam cores vibrantes no céu, principalmente verdes, e seguem os mesmos princípios físicos, variando apenas pela localização geográfica.
O post Astronauta registra auroras verdes vistas do espaço apareceu primeiro em Olhar Digital.
Leave A Comment