A Meta anunciou que foi identificada uma falha de segurança envolvendo o WhatsApp. Segundo a empresa, o problema foi verificado no WhatsApp Web, versão que permite usar o aplicativo no computador.
Ainda de acordo com a big tech, cibercriminosos podem explorar esta vulnerabilidade para o envio de anexos fraudulentos para quem usa a ferramenta no Windows. A recomendação é atualizar o aplicativo imediatamente.
Falha deixa usuários em perigo
A Meta informou que a falha foi verificada na versão CVE-2025-30401 que afeta apenas a versão do app para o sistema operacional da Microsoft. Descrito como um “problema de falsificação”, ele impacta a maneira como o programa lida com os anexos compartilhados pelos usuários.
Normalmente, o WhatsApp exibe os arquivos anexados com base no tipo MIME deles, os metadados que identificam o formato. Mas quando o usuário clica para abri-lo dentro do software, o app o executa a partir da extensão inserida no nome do arquivo, selecionando o programa compatível de uma lista.
No entanto, “uma incompatibilidade criada a partir de códigos maliciosos pode ter feito com que o destinatário executasse inadvertidamente um código arbitrário em vez de visualizar o anexo ao abri-lo manualmente no WhatsApp”, explicou a empresa.
Em outras palavras, um malware pode ser executado a partir de suposto arquivo JPEG ou outro formato nomeado com o tipo MIME adequado.
Leia mais
- WhatsApp vai ganhar função que lembra o antigo MSN
- WhatsApp testa deixar IA da Meta criar lembretes para você
- Se você tem iPhone, acaba de ganhar uma novidade do WhatsApp

Atualização resolve o problema
- A falha afeta todas as versões do WhatsApp para Windows anteriores à edição 2.2450.6.
- Nestes casos, é recomendado atualizar o aplicativo imediatamente.
- Para verificar qual a versão da ferramenta basta acessar o menu “Configurações” e clicar em “Ajuda”.
- Já para realizar a atualização é necessário acessar a página Microsoft Store, pesquisar por WhatsApp e clicar em atualizar.
O post Atenção! Seu WhatsApp pode estar vulnerável a ataques apareceu primeiro em Olhar Digital.
Leave A Comment