Microsoft-365-Copilot-Analyst-1024x576

Microsoft 365 ganha dois ajudantes de IA: um analista e um pesquisador

A Microsoft anunciou, na terça-feira (25), dois agentes de inteligência artificial (IA) novos para o Microsoft 365 Copilot. Um foi chamado de Analyst (“analista”, em tradução livre), enquanto o outro recebeu o nome de Researcher (“pesquisador”). Ambos “raciocinam” para responder.

Os dois agentes novos usam modelos de IA da OpenAI, startup desenvolvedora do ChatGPT. E, segundo a Microsoft, entregam análise de dados e pesquisas profundas feitas na internet – essas com as fontes listadas, diga-se.

Analyst e Researcher do Microsoft 365 combinam Copilot com IA da OpenAI

O agente Analyst é baseado no modelo o3-mini da OpenAI. Ele fornece aos usuários insights abrangentes a partir de dados brutos em minutos, de acordo com comunicado publicado pela Microsoft.

Analyst fornece aos usuários do Microsoft 365 Copilot insights a partir de dados brutos (Imagem: Microsoft/YouTube)

Feito para atuar como especialista em dados, o Analyst usa “raciocínio” para atender comandos (prompts) complexos. Os usuários podem acompanhar sua “cadeia de pensamento” em tempo real para aprender com os processos. E checá-los.

Já o agente Researcher funciona de maneira semelhante aos recursos Deep Research da OpenAI e do Google. Isto é, vasculha grandes quantidades de informações na web e gera relatórios.

Além disso, o agente da Microsoft é alimentado pelo modelo Deep Research da OpenAI combinado a “capacidades avançadas de orquestração e pesquisa profunda” do Microsoft 365 Copilot.

Homem teclando em notebook enquanto usa agente de IA Researcher do Microsoft 365 Copilot
O Researcher do Microsoft 365 Copilot vasculha grandes quantidades de informações na web e gera relatórios (Imagem: Microsoft/YouTube)

Na prática, o Researcher pode buscar contexto nos dados do trabalho do usuário – por exemplo: e-mails, arquivos, conversas. Quando combinado a informações disponíveis na web, o agente pode criar relatórios personalizados.

Segundo a Microsoft, o Researcher poderia criar um relatório trimestral abrangente para um cliente, combinando informações dos seus aplicativos e sites de notícias externos.

Leia mais:

Disponibilidade

Os agentes Researcher e Analyst começarão a ser disponibilizados para clientes com uma licença do Microsoft 365 Copilot em abril de 2025.

O lançamento fará parte de um novo programa Frontier, no qual clientes poderão experimentar novidades do Copilot durante seu desenvolvimento.

O post Microsoft 365 ganha dois ajudantes de IA: um analista e um pesquisador apareceu primeiro em Olhar Digital.

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *