Aquecimento-global-1-1024x716

Mudanças climáticas podem fazer economia global “derreter”

Os impactos das mudanças climáticas já estão sendo sentidos no mundo todo e os cientistas alertam que o pior ainda está por vir. Mas estes efeitos vão muito além de fenômenos naturais mais intensos, causando também crises econômicas e sociais.

De acordo com um novo estudo publicado na revista Environmental Research Letters, o aumento médio das temperaturas provocará um verdadeiro “derretimento” da economia global. Estes impactos podem chegar a 40% de tudo o que é produzido hoje no planeta.

Efeitos na economia podem ser catastróficos

  • No trabalho, os pesquisadores analisaram os danos econômicos provocados mudanças climáticas.
  • Eles sugerem que fatores ambientais, como secas e tempestades, afetariam as colheitas de alimentos, por exemplo.
  • Isso geraria fome, causando uma crise social que agudizaria os efeitos da inflação e colocaria a economia global em uma espiral de notícias negativas.
  • Lembrando que os efeitos climáticos mais intensos ainda gerariam perdas de infraestrutura, além de deixar refugiados climáticos, que precisariam ser absorvidos por regiões que já enfrentam suas próprias dificuldades.
Economia global pode ‘derreter’ com aumento das temperaturas (Imagem: Bigc Studio/Shutterstock)

Leia mais

Estudo traçou limite máximo do aquecimento

A partir de todos estes cenários, a equipe conseguiu calcular quais seriam os impactos do aumento das temperaturas no PIB global. Enquanto a maioria das pesquisas semelhantes aponta que um aumento de 4°C pode reduzir a economia global entre 7% e 23%, o novo estudo prevê que a queda pode chegar a 40%.

Os cientistas explicam as diferenças entre os resultados. Segundo eles, os modelos anteriores sugeriam que a Rússia e partes da Europa poderiam se beneficiar do aumento das temperaturas. Os novos dados, no entanto, indicam que mesmo estas regiões teriam a produção prejudicada.

Termômetro marcando temperaturas altas em montagem para ilustrar calor e aquecimento global
Aumento das temperaturas provocará prejuízos econômicos severos (Imagem: Quality Stock Arts/Shutterstock)

Para evitar esse cenário, os especialistas destacam que é preciso adotar medidas urgentes para reduzir a emissão de gases de efeito estufa. O trabalho ainda recomenda que o aquecimento do planeta não pode ultrapassar a marca de 1,7°C, na média.

O post Mudanças climáticas podem fazer economia global “derreter” apareceu primeiro em Olhar Digital.

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *