O Instagram é, há muito tempo, uma das redes sociais mais populares do mundo, permitindo o compartilhamento de mídias como fotos e vídeos de forma pública ou privada, além da troca de mensagens. Com o passar do tempo, as formas de compartilhar os conteúdos foram se modificando, com recursos que prometem mais exclusividade, como o “Close Friends”.
Com isso, os próprios usuários começaram a inovar na hora de criar seus perfis. As contas “PVD” ou “PV” no Instagram têm se popularizado bastante, principalmente entre os jovens. Esse é um tipo de perfil secundário em que as pessoas fazem para postar conteúdos diários, mostrando sua rotina na vida real, de forma mais intimista e livre. Com isso, o número de seguidores também é mais restrito, geralmente composto por um ciclo de amigos mais fechado.
Se você nunca ouviu falar desse tipo de conta, ou até mesmo já viu algum perfil fechado com a sigla no nome de usuário, mas não sabe do que se trata, veja abaixo a matéria que explica seu conceito e o porquê é tão utilizada entre os jovens.
O que é uma conta PVD no Instagram?
“PVD” ou “PV” são siglas derivadas da palavra “privado”. Então, uma conta PVD no Instagram é um tipo de perfil fechado onde as pessoas publicam fotos e stories de sua rotina, geralmente como um tipo de diário, parecido a como funcionava com o Snapchat. Elas surgiram recentemente, combinando elementos do Dix e do Daily.
Leia mais:
- Instagram: o que é “restringir” e como usar recurso
- Como proteger a sua conta do Instagram
- Quais as diferenças entre uma conta privada e pública no Instagram
O perfil privado no Instagram permite que o usuário controle quem pode ver seu perfil, uma vez que ele é fechado e somente pessoas aprovadas como seguidores têm acesso às postagens. Algumas dessas contas são identificadas com “_pvd” ou “.pvd” no nome do usuário do perfil na rede social, o que facilita a identificação delas.
Quem escolhe fazer esse tipo de perfil tem como objetivo ficar longe das contas de pais, parentes e até mesmo pessoas do trabalho, para se sentirem mais livres em publicações íntimas e próximas de sua rotina, sem precisar restringir cada publicação no feed apenas para que pessoas específicas vizualizem. Contudo, algumas dessas contas não seguem ninguém e não possuem seguidores, sendo utilizadas apenas como um álbum de fotos digital.

Por que as contas PVD no Instagram se tornaram populares entre os jovens?
É comum que os jovens queiram encontrar maneiras de garantir mais privacidade com relação ao que mostram sobre a sua vida nas redes sociais, principalmente limitando o acesso das publicações de seus pais, parentes e até alguns colegas de escola, por exemplo. Antigamente, era mais fácil manter uma constância na internet sem que a família pudesse acompanhar, já que a tecnologia era limitada e nem todos tinham acesso.
Agora, com a popularização e democratização da tecnologia e das redes sociais, conseguimos encontrar até mesmo parentes mais distantes e mais velhos com perfis no Facebook e Instagram. Sendo assim, adolescentes e jovens optaram por criar tipos de perfis mais exclusivos, restringindo o acesso a seu conteúdo para apenas quem eles desejarem.
Esse nicho de pessoas utiliza as contas PVDs para publicar com mais privacidade, e até mesmo tornar o perfil como uma espécie de “cápsula do tempo”. Geralmente, eles aceitam apenas pessoas mais próximas, uma vez que o objetivo do perfil é guardar as memórias com aqueles que são mais importantes para o usuário.
Diferente do recurso “Close Friends”, onde a pessoa precisa selecionar quem fará parte da área para ver as publicações, o perfil oferece a praticidade de poder postar sem se preocupar com quem está lá vendo as mídias.
Outros tipos de perfis privados
A partir de 2016, as contas secundárias e privadas começaram a se popularizar, já que naquele ano o Instagram permitiu que os usuários pudessem logar em mais de uma conta ao mesmo tempo, facilitando a troca dos perfis. Então, surgiram as contas “Dix”, que possuíam um estilo mais descontraído com um número selecionado de seguidores.
Depois, vieram os “Daily”, que eram mais voltados para o compartilhamento de dicas sobre algum tema em específico, e também eram uma espécie de diário de rotina, e não necessariamente eram perfis fechados. Então, o PVD apareceu como uma mistura dos dois tipos de perfis, trazendo publicações diárias em tom leve e bem-humorado sobre a rotina de seus donos para um número limitado de seguidores.

É perigoso ter um perfil PVD?
Ainda que essas contas sejam fechadas e com menos seguidores, as chances do conteúdo publicado por lá vazar existem, por meio de capturas de tela, por exemplo. Com isso, essas publicações podem ser enviadas para outras pessoas, arruinando a intenção do material ser algo “secreto”. E o perigo disso é, justamente, a liberdade que os usuários sentem ao utilizarem esses perfis.
Isso pode incentivar que eles compartilhem informações como dados pessoais, sua rotina e localização, incluindo de menores de idade, o que pode cair em mãos de pessoas mal intencionadas, colocando esses jovens em risco.
Além disso, esses conteúdos podem ser compartilhados fora de contexto, causando desconforto em seus usuários e até levando-os a sofrer bullying. Por isso, é importante que os pais ou responsáveis tenham ciência do que o jovem está divulgando em suas redes sociais.
O post O que é uma conta “PVD” no Instagram e por que é tão popular entre os jovens? apareceu primeiro em Olhar Digital.
Leave A Comment